SÍNTESE DAS EDIÇÕES 
Edição Ano

Quantidade de escola

Quantidade de projetos

Tema da edição
I 2009 10 escola 10 projetos Ciência no Brasil
II 2010 18 escolas 44 projetos Ciência para o desenvolvimento sustentável 
III 2011 25 escolas 45 projetos Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de risco
IV 2012 29 escolas 60 projetos Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza 
V 2013 30 escolas 60 projetos Ciências, saúde e esporte 
VI 2014 30 escolas 60 projetos Ciências e tecnologia para o desenvolvimento social
VII 2015 30 escolas 60 projetos Luz, ciência e vida
VII 2016 30 escolas 70 projetos Ciência alimentando o Brasil
IX 2017 29 escolas 50 projetos A Matemática está em tudo
X 2018 30 escolas 45 projetos Ciência para redução das desigualdades 
XI 2019 35 escolas 57 projetos Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável
XII 2020 10 escolas 10 projetos Inteligência artificial: a nova fronteira da Ciência Brasileira 
XIII 2021 8 escolas 13 projetos A transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovação para o Planeta

 

 XI Mostra de Ciências e do Conhecimento de Santo Antônio da Patrulha

Em 2019 o tema da XI MCCSAP foi “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”.  No referido ano, o projeto contou com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ através do edital “CNPq/MEC/MCTIC/SEPED Nº 27/2018 - Feiras de Ciências e Mostras Científicas”.  Neste ano as ações do projeto iniciaram no mês de abril, através de evento de lançamento do tema da MCCSAP para professores e gestores da Educação Básica. Para este evento, foram convidados os professores da Universidade Federal do Rio Grande – campus SAP, Alex Leonardi e Neusa Fernandes de Moura. Na ocasião, os professores apresentaram as potencialidades e as limitações do tema para o desenvolvimento de projetos de investigação em sala de aula. 

Nenhuma descrição de foto disponível.

Dando prosseguimento as atividades da XI MCCSAP, durante os meses de abril, maio e junho foram ofertadas oficinas de formação aos professores da Educação Básica de Santo Antônio da Patrulha, totalizando 40 horas de atividades formativas. Participaram deste momento cerca de 50 professores da Educação Básica. Nessa formação foram abordados os seguintes temas, com os professores:

  • II Roda de Conversa sobre a mostra do Conhecimento de Santo Antônio da Patrulha: Investigação desde a escola – Prof. Dr. Charles Guidotti
  • A inserção da pesquisa na prática docente da Educação Básica - Profª. Drª. Patrícia Ignácio
  • Sala de Aula Invertida: da aprendizagem ativa à ação sociopolítica - Prof. Dr. Tobias Espinosa
  • O Princípio da casa dos pombos e outras possibilidades no Ensino de Combinatória - Prof. Dr. Rene Baltazar
  • Pedagogia de projetos: contribuições para a pesquisa - Profª. Drª. Janaína Lapuente

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e área interna

Além de oficinas de formação para professores, ao longo do ano de 2019 promovemos um conjunto de atividades experimentais para os estudantes da Educação Básica. As atividades foram realizadas no ambiente da escola e na estrutura física da Universidade Federal do Rio Grande em Santo Antônio da Patrulha.  Participaram das atividades aproximadamente 100 estudantes. Abaixo apresentamos as oficinas que constituíram esse momento.

  • Introdução à Robótica com a Plataforma Arduino - Prof. Dr. Luciano da Silva
  • Oficina de lançamento de foguete pet impulsionado com água - Prof. Dr. Fernando Kokubun
  • Extração de óleos essenciais - Profª. Drª. Neusa Moura
  • Pinhole day - Prof. Dr. Fernando Kokubun

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e área interna

Durante os meses de junho, julho e agosto as escolas promoveram as suas próprias Mostras de Ciências e do Conhecimento, visando à escolha de um representante por nível de ensino para participar da etapa municipal.

A imagem pode conter: 4 pessoas, multidão e área interna

Os projetos selecionados pelas comunidades escolares, foram apresentados nos dias 25 e 27 de setembro no Ginásio Municipal Caetano Tedesco, em evento organizado pela comissão organizadora da XI MCCSAP. O primeiro dia, no turno da tarde, foram apresentados 19 projetos desenvolvidos por estudantes da Educação Infantil. Enquanto que no segundo dia, turnos manhã e tarde, foram apresentados 38 trabalhos de investigação desenvolvidos por estudantes dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, por estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos. Totalizando 57 projetos apresentados.

A imagem pode conter: 1 pessoa

O evento que reuniu todos os projetos selecionados pelas escolas, através de uma comissão avaliadora, composta por professores das escolas participantes, professores e estudantes da FURG- SAP, também teve como objetivo premiar os trabalhos destaques. Além disso, buscou selecionar cinco estudantes de Iniciação Científica Junior (ICJ), para serem inseridos em grupos de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande, pelos próximos 12 meses. A abaixo apresentamos os trabalhos destaques, assim como os estudantes de ICJ selecionados.

MODALIDADE EDUCAÇÃO INFANTIL:

  • TÍTULO DO TRABALHO: Soma mais Comunidade

           ESCOLA: E.M.E.I Soneca

           Professora Orientadora: Rosana Maria Machado

           Alunos: Henrique da Cunha Krech e Valentina Oliveira Santos

           Turma: Jardim

 

  • TÍTULO DO TRABALHO: Xô Bactéria

           ESCOLA: E.M.E.I Pequeno Aprendiz

           Professoras Orientadoras: Paula Jucinara Machado Carvalho e Madelaine Beatriz Zanotto

           Alunos: Cecília Fraga da Silva, Luiza Ritter dos Santos, João Lucas Machado da Silva e Sofia Migliavaca da Silveira

          Turma: Maternal II A

 

 

  • TÍTULO DO TRABALHO: O milho sorridente e feliz

           ESCOLA: E.M.E.I Fatia do Sol

           Escola: E.M.E.I Fatia do Sol

           Professora Orientadora: Andréa Gomes Medeiros

           Alunos: Giovanna Muniz Messagi, Miguel Ribeiro Fernandes, José Manoel Consul Leandro e Melina Spindler Coelho

           Turma: Pré-escola

 

MODALIDADE ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • TÍTULO DO TRABALHO: Conscientização

           ESCOLA: E.M.E.F Antônio Laureano da Cunha Filho

          Professora Orientadora: Luciana Assis da Silveira e Sarah dos Santos Brito Bernardo

          Alunos: Ana Vitória Gil Kieser, Augusto Souza de Melo, Jaiane Ceceltski dos Santos e Konrado Vargas dos Santos

          Turma: 5º ano

 

MODALIDADE ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • TÍTULO DO TRABALHO: Embalagens biodegradáveis: A natureza agradece

            ESCOLA: E.M.E.F Afonso Celso

            Professoras Orientadoras: Marieli Ramos Pinto e Aline dos Santos

            Alunos: Gisele da Silva Flores, Kellen Letícia Santos de Souza, Nubiana Becker dos Santos, Tifanni França Vieira e Edna Silveira dos Santos 

            Turma: 7º ano

 

MODALIDADE ENSINO MÉDIO

  • TÍTULO DO TRABALHO: Natureza X Cosméticos

            ESCOLA: E.E.E.M Gregório de Mendonça

            Professor Orientador: Juarez Ferri

            Alunos: Laís Eduarda Strassburger, Karen Alessandra Souza Silva, Veridiana Santos da Rosa e Rayne Sá

            Turma: 2º ano – Ensino Médio

 

ESTUDANTES DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JUNIOR SELECIONADOS

 

  • ESTUDANTE: Beatriz dos Santos

            ESCOLA: E.E.E.F Arroio do Carvalho

 

  • ESTUDANTE: Gabriel dos Santos Silva

          ESCOLA: E.M.E.M Gregório de Mendonça

 

  • ESTUDANTE: Janiffer Santos dos Reis

           ESCOLA: E.E.E.F Felisberto Luis de Oliveira

 

  • ESTUDANTE: João Lucas Pinheiro dos Santos

          ESCOLA: E.E.E.F Ferreira Viana

 

  • ESTUDANTE: Rayne Sá

           ESCOLA: E.E.E.M Gregório de Mendonça